A Killer Cover Letter

August 2, 2019

 

Como eu havia comentado no post anterior, a Carta de Apresentação vem sendo sim muito utilizada dentro do processo de seleção. E esta verdade nao ê minha, pois basta o leitor pesquisar sobre "importância de uma carta de apresentação" e verá o quanto inúmeras empresas utilizam este recurso para filtrar candidatos.

 

Bem, vamos ao que interessa. Como criar uma carta de Apresentação que irá chamar a atenção do seu recrutador ao ponto de ele querer ir mais a fundo e ler seu curriculo e posteriormente lhe convidar para uma entrevista.

 

Primeiramente sua carta de apresentação deve ser um documento simples de uma página, que adiciona profundidade, dimensão, personalidade e humanidade ao seu currículo. Demonstra que você não é apenas um profissional qualificado; você também é uma excelente pessoa e um excelente complemento para aquele local de trabalho.

 

Declaração de Abertura

Comece sua carta com uma ou duas linhas objetivas, que permitam ao recrutador saber em qual tarefa você gostaria de se inscrever e como você ficou sabendo daquela oportunidade. Se preferir, você também pode adicionar um gancho ou uma declaração de abertura que faz o leitor querer mais - apenas certifique-se de não sair do objetivo (A vaga).

Se você começar com uma piada, certifique-se de que ela seja realmente engraçada e, se começar com uma cotação, escolha algo que seja perspicaz e relevante. Incentivar o interesse de um leitor por essas táticas pode definitivamente ser uma grande vitória, mas adotar a abordagem errada também pode ser um desligamento igualmente grande. Por esse motivo, se você não tiver certeza da eficácia dessa abordagem prefira algo simples e sem riscos.

Veja um exemplo de uma declaração simples de abertura:

"Encontrei sua vaga em uma postagem no site: www.indeed.com e gostaria de ter a oportunidade de me candidatar a sua posição de Gerente de Projetos. Venho gerenciando projetos de infraestrutura de TI a 5 anos e e estou procurando uma posição na área de Seattle. Eu acho que minhas habilidades e experiência em infraestrutura são adequadas às suas necessidades. ”

 

 

Parágrafos do corpo da carta
O segundo e terceiro parágrafos da sua carta devem cumprir dois objetivos. Primeiro, eles devem ir direto ao ponto e apresentar conquistas que suportam a sua declaração anterior sobre experiencia e conhecimento relacionados a vaga.

Segundo, eles devem demonstrar como suas experiências e habilidades passadas se traduziriam em grandes vitórias para a empresa (você precisará fazer sua lição de casa com o empregador para essa parte).

Se você não é um escritor natural, tudo bem. Você pode obter ajuda na edição, mas primeiro você precisa concluir seu primeiro rascunho. Então vá em frente corajosamente.

Cuidado com esses erros fáceis que tendem a ocorrer nos parágrafos do corpo:

Não saia do assunto em questão.
Fique relevante.
Ao descrever suas realizações e contribuições, seja específico, não vago. Não repita o que você declarou claramente em seu currículo, evite exibições genéricas que não tenham conteúdo e concentre-se nos tipos de realizações que são específicas de seu próprio registro.


Conclusão
Depois de ter feito seus pontos mais importantes, reitere como suas habilidades e experiências podem agregar valor à empresa e em seguida, traga sua carta para um final elegante.

Agradeça ao recrutador por considerar sua inscrição e, educadamente, direcione sua atenção para o currículo e materiais suplementares anexos. Deixe-os saber exatamente onde e como entrar em contato com você se precisar de mais informações e expresse seu interesse em explicar mais sobre suas qualificações em uma entrevista.

 

Veja um exemplo de uma carta de apresentação simples, educada e padrão comercial e uma amostra de uma abordagem mais proativa no arquivo anexo:

 

Exemplo de Carta de Apresentação.

 

 

Bem, era isso pessoal. Espero que eu possa ter ajudado mais uma vez a todos que ainda têm dúvidas de como criar uma Carta de Apresentação e qual comentário, dúvidas ou sugestões, entrem em contato e eu terei o maior prazer em responder.

 

Força, Fé e Foco.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POST

August 2, 2019

Please reload

  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2017 by Coffee Ip. 

  • English Version
  • Instagram do Coffee IP
  • Twitter Social Icon
  • Facebook do Coffee IP