Como aumentar suas chances de sucesso em uma entrevista de emprego.

February 2, 2018

 

Quando foi sua última entrevista de emprego? Você consegue se lembrar de como se sentiu? Suou frio, tremeu, gaguejou ou não conseguiu colocar todos os seus pontos fortes para o entrevistador? Bem, não se desespere se você não se sentiu confiante, tremeu, suou, gaguejou e não conseguiu sintetizar sua carreira e experiências em poucos minutos. 

Eu depois de 16 anos na área de TI e a pelo menos 6 sem passar por um verdadeiro e minucioso processo seletivo, eu tenho passado por momentos no mínimo interessantes aqui na Austrália. Já começa com a barreira da língua, que por melhor que você a conheça, você não é um nativo, depois vem a "ferrugem" de não participar de grandes processos seletivos a um bom tempo e por final a falha em não se preparar corretamente para uma entrevista.

 

Se este primeiro parágrafo lhe trouxe alguma lembrança este post é para você.

 

O que vou mostrar aqui é um método e não uma receita de bolo e objetivo é lhe ajudar a estruturar e se preparar melhora para suas próxima entrevistas.

 

Este método é denominado STAR e confesso que depois de começar a utilizá-lo é nítida a melhora no resultado de sua apresentação e o de suas chances de conseguir a vaga.

 

Vamos ao que interessa. Primeiro, o que significa STAR?

O significado esta na figura abaixo, mas o método basicamente é dividido em 4 Fases:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vamos as explicações de cada fase:

 

SITUATION (situação): Qual foi a situação que você ou seu empregador anterior enfrentou e que você acha relevante contar para a entrevistadora?

 

TASK (tarefa): Que tarefas estavam envolvidas nessa situação?

 

ACTION (ação): Que ações você tomou?

 

RESULT (resultado): Quais foram os resultados dessas ações?

 

Certifique-se de seguir todas as partes do método STAR. Seja o mais específico possível em todos os momentos, sem divagar ou incluir muita informação. Além disso, tente colocar todos os exemplos que mostrem seu lado positivo. No entanto, tenha em mente que alguns exemplos que têm um resultado negativo (como "perdeu a
jogo ") pode destacar seus pontos fortes diante da adversidade.

 

 

 

VAMOS A UM EXEMPLO PRÁTICO DO USO DO MÉTODO "STAR"

 

Situação (s): A receita de publicidade do jornal da minha cidade caiu, pois os
grande anunciantes de longo prazo não estavam renovando contratos.


Tarefa (T): Meu objetivo era gerar novas idéias, materiais e incentivos que resultariam em pelo menos um aumento de 15% nos anunciantes em relação ao ano anterior.


Ação (A): Eu projetei um novo pacote promocional para ser enviado aos assinantes e ex-assinantes, mostrando os benefícios da circulação do jornal com outros meios publicitários na área.

Também criei um treinamento especial para os executivos da conta com um professor da Escola de Administração de Empresas que discutiu estratégias de venda competitivas e auxiliou os anunciantes a terem mais sucesso em suas vendas.

 

Resultado (R): Assinamos contratos com 15 anunciantes anteriores para anúncios diários e cinco para especiais suplementos. Aumentamos nossos novos anunciantes em 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

 

Bem pessoal, tentei ser o mais objetivos possível e esperto ter conseguido passar para vocês uma idéia rápida do uso deste método. Eu garanto a vocês que em sua próxima entrevista de emprego você terá maiores chances dentro do processo seletivo se fizer uso deste método.

 

Se vocês tiverem dúvidas, por favor, deixem aqui nos comentários ou em nossa página do facebook. Sempre vou tentar responder.

 

Um super 2018 para todos nós e ótimos entrevistas.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POST

August 2, 2019

Please reload

  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2017 by Coffee Ip. 

  • English Version
  • Instagram do Coffee IP
  • Twitter Social Icon
  • Facebook do Coffee IP