4 Erros que eu cometi em minha carreira de TI (E que você deveria evitar) - 4o Erro - Falta de Planejamento

September 23, 2017

 

 

É pessoal, chegamos ao último artigo desta série: " 4 Erros que eu cometi em minha carreira de TI".

 

Como eu havia prometido, neste artigo trarei um grande conselho para vocês e um grande presente (uma ferramenta). É algo muito simples e fácil de aplicar, mas infelizmente poucas pessoas fazem uso desta prática e a ausência de seu uso traz o MAIOR ERRO DE TODOS (A FALTA DE PLANEJAMENTO DE SUA CARREIRA) e não foi diferente comigo.

 

O MAIOR ERRO que você pode cometer em sua carreira é esquecer de planejá-la e pior ainda, começar  planejá-la e não se manter firme em seu planejamento e metas. Não deixei que a empresa, os colegas e/ou a família cuide se sua carreira. Não fuja de suas metas, de seus sonhos.  

Parece papo de auto-ajuda, mas eu, em muitos momentos da minha carreira profissional de TI, deixei de lado o meu sonho, para viver o sonho dos outros ou da empresa.

Portanto, saiba dizer NÃO se a oportunidade que aparecer lhe fizer fugir de seus objetivos, de seus sonhos. É por isso que sempre deixo nos finais de meus artigos: Força, Fé e Foco. Não é fácil, você se planejar e menos fácil ainda, você se manter na linha e firme sobre o que você vê como meta.

 

Agora tem outra situação que sempre lembro do gato "Cheshire" de "Alice no país das maravilhas". Onde ele dizia:"Para quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve". Se você estiver nesta situação, cuidado. E o que posso dizer a você? "Vá com Deus, mas se prepare para dar voltas".

 

Mas voltando ao foco do artigo. A regra de ouro para você não cometer o mesmo erro que eu, é: "PLANEJAMENTO DE CARREIRA". Faça o seu e se você não sabe por onde começar, vou deixar aqui o presente que prometi. 

Existem inúmeras ferramentas que você pode utilizar para preparar o seu Plano de Carreira e claro, acompanhar sua evolução, até sua desejada meta, sonho, ou seja lá o nome que você queira dar.

 

Vou deixar aqui uma de minhas ferramentas preferidas:

 

FERRAMENTA GROW

 
John Whitmore, foi responsável por desenvolver este método e GROW é uma palavra que em inglês, significa “crescer” e reúne as letras iniciais dos quatro pilares deste método de planejamento de carreira:

  • G = Goal (metas)

  • R =  Reality (realidade)

  • O = Options (opções)

  • W = What, When e Who (o que, quando e quem vai fazer).

Para cada uma dessas letras, John Whitmore definiu uma série de indagações que precisam ser feitas para você mesmo, para que  o modelo GROW atue de maneira eficiente.

 

 

Como usar o método (Perguntas que você deve fazer para você mesmo):

 

 

Goal (Metas)

Qual assunto ou questionamento você deseja trabalhar? Quais são as suas metas?
Aonde você quer chegar a curto, médio e longo prazo? Onde você quer estar daqui a 1, 3, 5, anos?
Quais resultados você espera atingir até o final de cada marco de seu planejamento? O que você vai realizar que vai dizer a você que o marco foi alcançado.?

 

Reality (Realidade)

Qual é o seu estado atual em relação ao ponto que você deseja chegar? Você está perto ou longe da sua meta? Onde você está nesse momento?
O que está acontecendo e que fazem parte de seu planejamento?
Qual a percepção que as pessoas têm de você em relação a sua meta?
Você está vivendo algum fato que está te afetando? Existe mais alguém que está sendo afetado além de você?
Essas perguntas visam esclarecer a realidade em que você realmente se encontra para com sua meta, elas devem incentivá-lo a pensar, estudar e analisar sua situação atual. O foco precisa ser descritivo e sem julgamentos.

 

Options (Opções)

Este é o momento de incentivar você mesmo a encontrar soluções para seus problemas, levando-o a desenvolver seu potencial criativo. É importante que que você tenha a capacidade de apresentar um vasto número de alternativas, pois as soluções mais originais geralmente aparecem após o esvaziamento das opções que estão mais a sua cara.

 

What, When e Who (O que, quando e quem)

A fase final consiste em estabelecer as ações que serão desenvolvidas. A partir das opções identificadas,você deve estabelecer um plano de ações claro, relatando de forma detalhada o que será feito, em qual momento e de que maneira.

 

As perguntas dessa etapa incentivam o comprometimento:

  • Que diferentes maneiras você tem para abordar a questão?

  • Quais são os próximos passos? Qual daria o melhor resultado?

  • Quando você vai agir? Que apoio você precisa? Como vai conseguir esse apoio?

  • O que pode bloquear seu caminho? O que pretende fazer para ultrapassar as barreiras?

  • Que comprometimento você tem, em uma escala de 1 a 10, para agir? O que impede de ser 10?

 

Eu costumo usar nesta fase, uma outra ferramenta, o KANBAN. Vocês podem pesquisar no Google que inúmeros artigos aparecerão, ou quem sabe coloco um outro artigo só sobre Kanban.

 

Bem, pessoal, era isso que eu gostaria de mostrar para vocês nestes 4 artigos que escrevi sobre os 4 Grandes Erros que eu cometi em minha carreira de TI.

  • Não Pule etapas

  • Cuidado com as escolhas e ordem de execução entre Universidade e Certificações.

  • Diga não a carreira em Y

  • Planeje sua carreira (Tenha um grande Sonho)

Eu verdadeiramente acredito, que se vocês evitarem estes 4 erros, terão sucesso em suas carreiras profissionais e também (é claro), em suas vidas pessoais. Serão melhores pessoas e melhores profissionais.

 

Fiquem com Deus, me procurem se tiverem dúvidas sobre a aplicação de qualquer que seja a ferramenta e sigam em frente. Não esperem o gato "Cheshire" aparecer para vocês.

 

Força, Fé e Foco pessoal.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POST

August 2, 2019

Please reload

  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2017 by Coffee Ip. 

  • English Version
  • Instagram do Coffee IP
  • Twitter Social Icon
  • Facebook do Coffee IP