4 Erros que eu cometi em minha carreira de TI (E que você deveria evitar) - 1o Grande Erro - Não Pule Etapas

September 16, 2017

Vou citar uma frase de Steve Jobs que é muito inspiradora. Ela faz tanto sentido para mim que foi inclusive, parte dos meus votos de casamento.

 

Steve Jobs nos disse: "Você não pode conectar os pontos olhando para a frente; Você só pode conectá-los olhando para trás. Então você tem que confiar que os pontos de alguma forma se conectarão no seu futuro ".

 

E o que eu quero dizer parafraseando esta frase de Jobs? Eu quero dizer que erros farão parte de nossa jornada e é com eles que mais aprendemos, acreditem. E o mais interessante é que de alguma forma os pontos realmente se conectam e sua carreira vai se formando, sua vida vai se "ajeitando" e muitas vezes sem que você perceba.

 

Agora, vou lhe dar uma dica de ouro, ou melhor, agora não. Deixa ela como bônus para o final destes 4 artigos que irei colocar em série. Assim não fica tão cansativa a leitura.

 

Vamos ao primeiro dos 4 grandes erros que eu cometi nesta minha trajetória de 18 anos em TI.

 

Eu verdadeiramente acredito que se você evitar pelo menos 3 destes erros, sua carreira terá menos turbulências que a minha. 

 

 

1o Grande erro - Não pule etapas

 

Talvez este tenha sido o maior erro que eu cometi em minha carreira profissional.

Quando comecei a trabalhar na área de TI em meados de 1999 a Internet ainda era uma criança aqui no Brasil e qualquer pessoa que conhecesse meia dúzia de "String de comandos AT" para modems analógicos e um pouco de microinformática, era tida como um gênio. Pois bem, eu era uma dessas pessoas. Longe de ser um gênio, é claro; mas como a luta para se conectar à Internet todas as noites era grande, conhecia as famosas "AT Strings" como poucos. Para um provedor de Internet que crescia diariamente, aquele conhecimento era impar e pagariam bem por ele.

 

Agora vem o grande erro. Quando você achar que é bom o suficiente em algo e as pessoas disserem que você é mesmo muito bom; desconfie e tome cuidado, pois pode estar subindo numa posição do pódio que ainda não é sua. 

 

Eu ainda sequer havia me formado e me foi oferecido um salário para trabalhar 6 horas num provedor de Internet atendendo usuários por telefone (helpdesk). Mas pasmem, o meu salário era maior do que o de muitos engenheiros formados na mesma faculdade que eu cursava. É nesta hora que aparece o 1o Grande Erro. Pois se você quer a primeira posição do pódio (grandes salários, muito conhecimento, experiência e uma carreira sólida), você precisa antes passar pelo 3o e 2o lugar respectivamente. Não tem como pular etapas.

 

Portanto, Saiba dizer NÃO para algumas propostas que parecem CERTAS, mas na HORA ERRADA

 

Um bom estágio ou programa de trainee (eu inclusive disse NÃO a alguns bons programas de trainee, na mesma época), irão lhe dar mais horas de experiência para que quando a oportunidade de primeiro no pódio chegar, você estará pronto ali estar e ali permanecer por um bom tempo se sempre se manter com foco e estudos.

 

 

Amanhã tem mais pessoal. Reflitam sobre este erro, pois tenho certeza que tem muita gente nesta situação neste exato momento de suas carreiras.

 

 

Força, Fé e Foco

 

 

Se alguém estiver curioso sobre os "AT strings":

https://www.computerhope.com/atcom.htm

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POST

August 2, 2019

Please reload

  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2017 by Coffee Ip. 

  • English Version
  • Instagram do Coffee IP
  • Twitter Social Icon
  • Facebook do Coffee IP