Qual a diferença entre as certificações CCENTRY e CCT da Cisco System

September 11, 2017

Alguns ex-alunos de um projeto voluntário que trabalhei em África me perguntaram recentemente: "Chefe Diego, estávamos estudando para a certificação CCENTRY de nível técnico da Cisco e vimos que foi lançada uma outra certificação de nível técnico; a CCT. E agora?"

 

Bem, o motivo da criação desta nova certificação é que o mercado de TI (na área de Routing and Switching) sempre teve uma certa deficiência em número de pessoas para uma função denominada: "Técnico de instalação e manutenção de equipamentos Cisco, on-site".

 

Visando exclusivamente esta função foi que a Cisco resolveu criar mais uma certificação e focar o material nos seguintes tópicos:

  • 1.0 Identificar equipamentos Cisco e peças relacionadas - 27%

  • 2.0 Descrever e executar operações básicas do sistema operacional Cisco IOS - 27%

  • 3.0 Conhecimentos gerais de Redes - 23%

  • 4.0 Conhecimento de serviços básicos relacionados ao sistema Cisco IOS - 23%

(A porcentagem representa o peso do tópico no exame)

 

 

A figura a seguir ilustra como ficou o quadro de certificações da Cisco System.

 

 

Diego, mas qual certificação deveria conquistar primeiro?

 

Eu diria o seguinte pessoal, se você já estava estudando para a certificação CCENTRY, não mude seu planejamento e vá em frente. Conquiste-a e depois siga uma da inúmeras linhas horizontais de especialização tecnológica que a Cisco System provê. (veja a figura anterior)

 

Mas se  você está começando agora na área, nunca viu um roteador ou qualquer outro equipamento da Cisco System em sua frente, mas quer começar e quer conquistar um trabalho de forma mais rápida. Faça um planejamento para conquistar a certificaç]ao CCT, assim você já terá um reconhecimento internacional que lhe dará diferencial na conquista de um primeiro trabalho na área.

 

Mas esta é a minha opinião pessoal. Com certeza outras pessoas podem e devem ter outra opinião.

 

Para dar base a minha opinião dêm uma olhada na imagem anterior. Notaram que a certificação CCENTRY é base técnica inclusive para quase todas as outras certificações de nível "associate"? Então, consequentemente o conteúdo para estudo da CCENTRY é maior que o da CCT, sendo assim, eu acredito que para uma pessoa que está começando agora na área e busca um trabalho rápido, mesmo que seja em campo para obter mais experiência, a certificaç]ao CCT é o melhor caminho.

 

Vou deixar aqui dois links para ajudar na decisão de vocês:

 

Mais uma vez espero que o artigo possa ajudar e lembre-se que podem enviar suas dúvidas para mim por e-mail forum do blog ou comentários.

 

 

Força, Fé e Foco

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POST

August 2, 2019

Please reload

  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2017 by Coffee Ip. 

  • English Version
  • Instagram do Coffee IP
  • Twitter Social Icon
  • Facebook do Coffee IP