15 lições de liderança que a África me deu.

September 4, 2017

 

Há algo sobre a África que continua atraindo pessoas de volta. Talvez seja a sensação de um vasto continente indomável onde tudo é possível. Embora ele ainda seja o continente querido para os expatriados (principalmente europeus) que buscam oportunidades e bons lucros, também é uma colmada de agitação civil e repleta de perigo. 

 

Neste ambiente de oportunidades e agitação, perigos e descobertas, é que eu passei os últimos 5 anos e meio de minha vida. Histórias e experiências eu tenho muitas. Daria talvez para serem pautados em um livro, mas o que gostaria de deixar com os atuais ou futuros líderes, são alguns dos maiores presentes que a Mama África me deu. (Além de minha esposa claro !!! kkk). 

 

 

 

São 15 lições de liderança que hoje são parte de minhas "anotações de cabeceira". Qualquer pessoa é no mínimo líder de sua própria vida, portanto deveriam ter estas lições também em vossas cabeceiras. Aproveitem...

 

1a Lição - " E se hoje fosse o seu último dia" O que você faria?
Tente não viver sem propósito. Parece papo de livros de auto-ajuda e empreendedorismo de palco, mas se você não tiver um motivo para acordar todos os dias, você será não um "homeless", mas sim um "Routeless" (não coloquem seus filhos e sua família aqui, isto é a maior muleta dos sem rumos);

 

2a Lição- "A vida é um sequência indeterminada, de intervalos de 16 horas de uma montanha-russa de emoções e experiências, e 8 horas de morte seguida de uma abençoada ressurreição matinal. (Esta última um dia não irá ocorrer)";

Aproveite seu dia como se ele fosse uma vida e lembre-se, toda vida é finita, nós só não sabemos a data e hora do final deste filme, então aproveite para deixar algo bom por aqui.

 

3a Lição - "Quer saber em quem confiar? Imagine-se no dia de seu velório. Quem estará lá? Quem estará lá segurando as alças de seu caixão?
Ninguém faz tudo sozinho. Na era do "Coach Nutella"; ficam tentando vender que você é o centro do universo, que você pode, que você é o maior responsável pelo seu sucesso, e bla bla blá. Agora vai lá e tenta mudar o mundo sozinho !!! Vai lá superhero!!! hahah. Precisamos é realmente estar cercados de pessoas melhores ou iguais a nós e precisamos criar relacionamentos e sinergia sempre.

 

4a Lição - Viver sem sonhos é como viver sem NORTE. E viver ser planejamento e disciplina é como enxergar o NORTE, mas não ter a mínima ideia de como chegar lá
.Divulgue ao seu time qual é o NORTE da sua empresa. Planeja com a ajuda deles e deixe-os fazer realmente parte da jornada.

 

5a Lição - Você deve estar disposto a falhar 100 vezes para vencer uma. Mas o gosto desta Vitória jamais sairá de você e o reflexo da mesma transformará quem estiver ao ser lado e neste momento lhe chamarão de LÍDER.

 

6a Lição - Bons profissionais não são gerenciados de perto o tempo todo.

Se você precisa fazer micro-gestão com eles na maior parte do tempo, você errou na contratação. Ou erraram na sua :-).

 

7a Lição - Pratica não te leva a perfeição. Pratica te leva à permanência.

É claro que para alcançar a perfeição em algo você precisa de prática, mas ao alcançar a perfeição você vai precisar de "inovação".

 

8a Lição - Tudo deve ser tão simples como é, mas não mais simples que isso. "Einstein".

 

9a Lição - Nâo seja um idiota , mas deixem que pensem que você é. "Acho que foi, Abraham Lincoln".

 

10a Lição - "Não devemos tentar esconder nossa essência nas sombras de nossa ganância . O preço por isso é caro demais".

 

11a Lição - Se uma pessoa nunca errou é porque nunca tentou algo novo.

Nenhum líder se torna inovador e aumenta o seu nível de confiança se não tentar algo novo. Mas lembre-se. Ele é um ser humano como você e eu.

 

12a - Aprendi na África que gente precisa de gente para ser gente, entendi que “EU” não sou e que “nós” somos muitos melhores juntos.
A era da Colaboração e cultura Ubuntu. Procure conhecer. É fantástico.

 

13a - Grandes espíritos sempre encontram violentas oposições de mentes medíocres.
O mercado está cheio de medíocres e amadores. Lute e se esforce para pertencer ao grupo dos verdadeiros profissionais.

 

(sugiro aqui um artigo do blog administradores.com.br: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/profissionalismo-vs-amadorismo/104612/)

 

14a - A educação transforma e é a única arma que nós, os sem sobrenome, temos para mudar o mundo.

 

15a - Seja um eterno curioso.

 

 

Espero que assim como estas lições transformaram o meu modo de liderar, também transforme o seu.

 

Força, Fé e Foco

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POST

August 2, 2019

Please reload

  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2017 by Coffee Ip. 

  • English Version
  • Instagram do Coffee IP
  • Twitter Social Icon
  • Facebook do Coffee IP