Práticas Management 3.0: Feedback Canvas

 

 

Você gosta do atual processo de feedback ou "fodeback" da sua empresa? Ou sua empresa ainda não tem um processo de avaliação de desempenho, feedback ou avaliaçao 360? Se você respondeu, que não gosta ou que não tem, não se sinta um ET. Infelizmente muitas pequenas, médias e até grandes empresas não possuem esta poderosa ferramenta de gestão organizacional ou se possuem passam a responsabilidade de sua aplicação ao famoso RH.

Vou tentar colocar aqui uma boa ideia para você líder tentar implementar em sua equipe e quem sabe conseguir com a ajuda do seu RH, expandir para toda a corporação. E para você liderado, porque não tentar "vender" esta ideia ao seu líder e melhorar o desempenho de seu time e consequentemente, o seu?

 

Maslow já dizia em meados de 1950 que nós temos basicamente 5 níveis de necessidades: fisiológicas, segurança, sociais, autoestima e auto realização. Esta necessidades humanas dentro de um contexto mais corporativo podem e devem ser olhadas pelo líder de equipe. Nem todas devem ser acompanhadas tão de perto até porque fogem do contexto, mas não devem ser nunca deixadas completamente de lado. São elas que nos fazem HUMANOS. Ainda no contexto corporativo, posso citar 3 necessidades que no meu ponto de vista devem sim serem acompanhadas por um bom líder e as 3 têm relação com as 5 necessidades da Pirâmide de Maslow. São elas:

 

1o Ser ouvido na essência: quantas vezes você saiu de uma conversa onde só a outra pessoa falou?

 

2o Ser notado e reconhecido: quantas vezes você passou do lado de um amigo de trabalho ou de um liderado e nem olhou nos olhos dele?Quantas vezes você deixou de elogiar um bom trabalho da tua equipe?

 

3o Ter o direito de errar: quem nunca errou que atire a primeira pedra. Já dizia Einstein: “Quem nunca errou nunca experimentou nada novo”.

 

Mais o que isso tudo tem haver com a ferramenta Feedback Canvas?

No meu ponto de vista, tem tudo haver. O guru da gestão 3.0 Jurgen Appelo, se baseou na psicologia positiva, Pirâmide de Malow e teoria da complexidade para criar diversas de suas ferramentas do movimento managment 3.0 e o Feedback Canvas é mais uma delas. Eu particularmente já usei esta ferramenta para receber e dar feedbacks ao meu time e o resultados foi fantástico. O FEEDBACK CANVAS quebra a barreira hierárquica e cria um movimento muito próximo de uma holocracia, mas intra-time. Com esta queda de barreiras entre lider e liderado, ambos lados ganham e "muita sujeira acaba saindo debaixo do tapete".

 

Vamos ao que interessa. Como usar o FEEDBACK CANVAS e o que é realmente esta ferramenta?

Como citado anteriormente, esta ferramenta é mais uma que pertence ao cinto de ferramentas do grande Jurgen Appelo (vou deixar um link para os livros e site dele). Trata-se de uma avaliação de desempenho. e que surgiu de uma avaliação lógica feita por Jurgen: a de que não faz sentido avaliar o desempenho individual quando o resultado do trabalho a ser feito depende muito mais do coletivo. Afinal, estamos na era da colaboração.

Assim sendo, tornou-se necessária uma forma de avaliação que favorecesse o feedback coletivo dentro de uma equipe em detrimento do individual.

Então, Jurgen Appelo, pioneiro no desenvolvimento de conceitos de gestão para organizações criativas, criou alguns métodos que ajudam na aplicação do FEEDBACK CANVAS. O modelo que vou apresentar aqui tem como base a apresentação criada pelo professsor Matheus Haddad e seu quadro (Canvas) permite organizar o processo de fedback coletivo de forma bem objetiva e clara.

O objetivo é criar um ambiente para que todos possam colaborar com as suas percepções sobre o trabalho de cada membro da equipe.

 

Com usar o quadro (Canvas)?

Vamos imaginar a seguinte situação: Você lidera uma equipe de desenvolvedores e precisa avaliar os colaboradores do time, pois um novo projeto está para surgir e sua equipe precisa ser dividida (mesmo que temporariamente). Antes de criar as duas novas equipes você quer saber como está o clima intra-time e até conhecer melhor um possível novo integrante. Entender a visão de cada integrante para com os outros e inclusive a visão deles para com você, líder. 

Assim sendo, um caminho possível é o uso do FEEDBACK CANVAS. Que tem o formato de uma tela (daí o nome CANVAS) e de uma folha A4 mesmo. (Ver a imagem abaixo retirada do blog do professor Haddad).

 

1o Passo: Convoque uma reunião com o time, imprima essa imagem e fixe-a em uma parede, convocando os funcionários ao redor dela. E neste momento, é melhor separar os post-its, porque você vai precisar deles!

 

2o Passo: Vamos assumir, agora, que a primeira avaliação seria a da "Joana", produtora de conteúdo. Então, escreva o nome dela e o cargo num post-it e os coloque nos lugares determinados do Canvas.

 

3o Passo: Depois, peça para todos os componentes da equipe (você incluído(a)) para definirem as principais atividades relacionadas à produção de conteúdo. Escreva-as em post-its e cole na área reservada às atividades.

 

Vejam como ficou o canvas da "Joana":

 

 

4o Passo: Agora é a hora da visão final da Joana
Após a definição das atividades (na visão dos colegas de time da Joana) é hora de  todo mundo dar uma opinião sobre o trabalho da Joana como produtora de conteúdo (inclusive a própria Joana).

 

Toda a equipe deve pensar por alguns instantes sobre qual seria a classificação da Joana em relação à competência. Há sete graus de conhecimento, de novato (1) a mestre (7).

 

Aqui, você pode usar aqueles post-its menores ou mesmo fita adesiva colorida, recortada.

  1. Na fileira de cima, a Valéria insere a visão dela sobre o próprio trabalho.

  2. Na de baixo, entram as opiniões da equipe.Pontos positivos e negativos.


Após essa etapa, o grupo deve refletir por mais alguns momentos sobre os pontos positivos e negativos da Joana em relação à produção de conteúdo.

 

Aqui, você deve incentivar que todos troquem ideias sobre esses pontos, enfatizando os principais resultados alcançados por ela, bem como características pessoais favoráveis.Escreva esses pontos nos post-its e coloque na área reservada a eles.

 

Feito isso, parte-se para os pontos negativos. É importante que, por se tratarem de um aspecto delicado do desempenho de Joana, esses pontos sejam devidamente justificados pelos colegas, sendo baseados sempre em fatos concretos.Neste momento a figura do líder se faz fortemente necessária para que não haja discussões imaturas e desnecessárias. Ele deve agir com discrição e diplomacia.

 

5o Definindo as ações de melhoria
Após todas essas etapas, chega o momento de verificar em quais pontos a Joana pode melhorar. Lembrando, sempre priorizando o debate coletivo.

Ela e toda a equipe acabam por determinar as principais ações que a ajudarão a aprimorar o trabalho como produtora de conteúdo e não o líder ou apenas a equipe.

 

Após todo esse processo, Joana terá consciência de como a equipe a vê como profissional, e certamente levará aprendizados que a ajudarão a melhorar suas competências. E nem é necessário dizer que você deve aplicar o feedback canvas para avaliar todos os membros restantes da equipe.

 

Mas é importante enfatizar que, pelas características da ferramenta, o uso dela é mais recomendável para a avaliação de equipes compostas por profissionais que cumprem as mesmas funções, em que a coletividade é fundamental. Ou seja, o feedback Canvas não teria muita serventia para organizações que estimulam uma postura mais autônoma de seus colaboradores.Também tem sua aplicação dificultada quando aplicado em grandes corporações e de forma centralizadora. Vindo do Departamento de Relações Humanas, por exemplo.

 

É isso pessoal. espero ter passado mais alguma boa ferramenta para vocês e como eu já citei, eu usei o FEEDBACK CANVAS com a última equipa que liderei e que tinha aproximadamente 22 pessoas. Apliquei a ferramenta de forma segmentada, pois eu tinha na verdade 3 sub-times. 

 

Se tiverem alguma dúvida me procurem e tentarei sempre ajudar. Pois como a próxima Gestão 3.0 diz, nos os novos líderes desta nova era, precisamos criar e manter equipes com pessoas mais felizes e engajadas.

 

Força, Fé e Foco. Sempre!!!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POST

August 2, 2019

Please reload

  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2017 by Coffee Ip. 

  • English Version
  • Instagram do Coffee IP
  • Twitter Social Icon
  • Facebook do Coffee IP