5 dicas para melhorar a gestão de pessoas e processos de sua equipe.

As pessoas que já conhecem a minha trajetória pessoal e/ou profissional, sabem que adoro fazer amigos e mais ainda em cultivá-los. Sabem que gosto de gente, de conversas, de influenciar as pessoas para um foco em comum, gosto de fóruns de discussão e sou um apaixonado por conhecimento.

 

Talvez estas minhas característica tenham me levado de forma intrínseca a direcionar minha carreira para gestão de pessoas. Nunca larguei 100% as áreas técnicas que me vieram de formação, a final de contas, faz parte do meu "eu curioso e apaixonado por conhecimento", mas tive sim que dar muito mais foco em gestão e liderança.

O mais interessante desta minha trajetória e este foco, é que ocupei cargos de gestão e liderança em empresas com modelos muito particulares. Ora empresa sob gestão familiar, ora empresa sob modelo de gestão mais tradicional (gestão 2.0) e com mentalidade do que hoje chamamos de startup ups.

 

O que encontrei em comum nos dois modelos de gestão citados anteriormente?

Encontrei os famosos vilões da gestão e liderança contemporânea: Falhas de comunicação, Centralização, Falta de processos e falta de alinhamento de valores. Estes 4 fatores são vilões em diversas instituições e talvez pelo menos um deles se encaixa na sua atual empresa.

 

Mas Diego, como você lidou com estes vilões e como combate-los se a empresa não tem um nível de maturidade suficiente para identificar que existe realmente os tais 4 vilões na organização? Pior, e se o pessoal lá do "Monte Olympus" acredita que o errado é você?

R. Se este for o seu caso, é hora de pedir para sair.

Brincadeira !!! Aprendemos com os gurus da administração moderna que  mudanças dentro de uma organização se dão no modo "TOP-DOWN", mas em casos em que alta direção não está olhando para o mercado e se preparando para mudanças que podem ocorrer a qualquer momento; a organização pode vir a falir.

Portanto, um outro modo de gerar mudanças e consequente adaptabilidade em uma organização é o modo BOTTOM-UP. Muito mais dolorosos, mas sim, funcional.

Quando um ou mais gestores compartilham desta necessidade de mudança e adaptabilidade, eles conseguem influenciar suas equipes e consequentemente sua alta diretoria.

 

Vamos então as 5 dicas para melhoria das gestão e liderança. Este serão catalizadores das grandes mudanças.

 

1. Estimule a autoconfiança

 

Mostre que o crescimento pessoal e profissional e a sobrevivência estão diretamente relacionados à capacidade do indivíduo de se adaptar ao novo e de principalmente, ser um agente de mudanças.

 

2.Satisfaça necessidades e não vontades
Invista grande parte do seu tempo conversando com as pessoas sobre a necessidade de mudança. Melhoria contínua e o porquê.

 

3.Forneça aos liderados o que eles precisam e não o que eles querem
Explique o que precisa ser modificado para que entendam a sua participação em todo o processo de mudanças e o que terão de fazer para conservar seus empregos. Faça periodicamente uma sessão de feedback com eles, mas deixem que eles também façam consigo.

 

4.Sirva-os, em vez de querer que eles o sirvam
Em todos os processos é importante ficar claro que o líder está junto com a equipe, para deixá-los trabalhar, e isso inclui facilitar tudo o que estiver ao seu alcance para aumentar a velocidade da execução. Servir a equipe e mostrar que este é o seu papel faz uma diferença enorme nos resultados. É neste ponto que descordo com alguns gestores que dizem: "Eu não sento mais com o liderado para ensiná-lo a fazer o básico ou trivial". É neste momento que muitas vezes eu "ganhei" o profissional para o meu lado. Portanto, esteja junto sempre e porque não ajudá-lo em algo que um dia você foi bom. Até mesmo com alguma atividade mais técnica.

5.Certifique-se de que as razões das mudanças são transparentes para todos
Acima de tudo, é importante fazê-los entender que mudar pode ser fascinante e pode trazer muito mais oportunidades do que imaginam. Mas, você só poderá descobrir isso, quem experimentar!

A mudança e o aprendizado serão novos companheiros contínuos em nossas vidas. É preciso não só aceitá-los, mas recebê-los bem. 

Estimule a autoconfiança

 

Espero ter colaborado com alguma informação e assim vocês possam desfrutar de fantásticas experiencias e mudanças, como eu experimentei.

 

Força, Fé e Foco

 

Diego,

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POST

August 2, 2019

Please reload

  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2017 by Coffee Ip. 

  • English Version
  • Instagram do Coffee IP
  • Twitter Social Icon
  • Facebook do Coffee IP