Entendendo  QOS em 3 posts

Recentemente eu fiz um exame da Cisco System e para quem conhece, é o CCDE Written Exam (352-001). É uma prova de múltipla escolha que é parte do processo de certificação para expert em Design em soluções de TI.

É uma das certificações mais complexas da Cisco System, visto que é composta de dois exames: Um escrito e mais teórico, (o qual eu "tomei pau...kkk") e um exame prático (Que é bem voltado para o dia a dia de um profissional de design).

 

Mas o que isso tudo tem haver com QOS? Na verdade, tudo. Como eu já citei,  não passei no exame esta semana mas por incrível que pareça só não "apanhei" mais por conta da curiosidade e estudos que eu sempre fiz sobre QOS.

 

Buscando pelo assunto na internet, novamente notei a falta de documentos e videos em português, falando de QOS. Nem o básico eu encontrei. Bem, se alguém ai tiver alguma indicação me passem. Então, inquieto que sou, resolvi começar a escrever alguma coisa e espero que ajude outras pessoas a não passarem aperto por ai.

 

Vou dividir o assunto em 3 postagem para que não fique tão chato e assim que eu criar coragem e aprender a mexer com esta tecnologia, posso fazer uns videos para ilustrar melhor o conceito.

 

Vamos lá !!! A 'primeira coisa que qualquer um da área de TI (Networking, Cloud, Virtualization, etc...) deveria saber, é o conceito básico por trás do QOS. Mas afinal...

 

O QUE É QOS E PARA QUE SERVE ESTE "COISO"???

 

O significado da sigla QOS é: "Quality of Service".

 

Vou deixar aqui o link do Wikipedia- Assim vocês podem ler a definição mais técnica.

 

https://en.wikipedia.org/wiki/Quality_of_service

 

Eu vou tentar ser objetivo, mas se quiserem deem uma lida neste link que passei. A minha idéia aqui é ser prático e assim tentar facilitar o entendimento do conceito.

 

Olhem para a imagem a seguir e imaginem o pedágio ali do lado direito como sendo um equipamento com capacidade de selecionar alguns pacotes ou frames e assim dar prioridade a eles no momento de passagem para o outro lado do pedágio. Imaginem agora uma ambulância querendo passar por esta bagunça toda. Bem, foi daí  que começaram a surgir alguns mecanismos de QOS. A partir da necessidade de se priorizar a passagem de alguns pacotes (carros no nosso exemplo) por um determinado ponto da rede (pedágio em nosso exemplo).

 

Legal!, mas e como priorizar estes pacotes (ou carros)? Um conceito simples para a priorização é primeiramente efetuar a "CLASSIFICAÇÃO" dos pacotes (ou frames, ou carros em nosso exemplo kkk). Imaginem que toda ambulância em nosso contexto é pintada na cor "vermelha". Pronto! Todo carro vermelho que passar pelo pedágio terá prioridade em relação aos demais. Assim, os demais carros aguardam ao lado (fila de espera) e deixam os carros vermelhos (as ambulâncias em nossa exemplo) passarem primeiro pelo guichê do pedágio.

 

 Viram como não é complexo o primeiro conceito? Então, aprendemos aqui que para aplicarmos QOS em nossa rede precisamos primeiramente "CLASSIFICAR" nosso tráfego, para posteriormente "PRIORIZAR" o mesmo.

 

Com este dois conceitos básicos já podemos começar a seguir para do "tecniquês", mas isso em nosso próximo post.

 

Até mais pessoal... Um ótimo final de semana.

 

Força, Fé e Foco

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POST

August 2, 2019

Please reload

  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2017 by Coffee Ip. 

  • English Version
  • Instagram do Coffee IP
  • Twitter Social Icon
  • Facebook do Coffee IP