Vamos começar a entender um pouco sobre o bom e velho "espresso"?

Sou um amante desta milenar e encantadora bebida e há algum tempo venho buscando maior conhecimento não só na degustação das bebidas extraídas a partir do café, bem como também, em toda a complexa cadeia que envolve o Brasil e nossos antepassados imigrantes.

Durante esta jornada de estudos tenho notado que tanto no Brasil, como na África ocidental (dois lugares que vivi), está surgindo uma onda de apreciadores de cafés de qualidade e estes estão se especializando e realmente degustando bons cafés. Esta onda é muito boa, pois impulsiona um novo nicho da economia bastante expressivo.

Uma das vantagens que os brasileiros têm é de sermos um pais produtor e isso facilita e  muito os apreciadores, os barista, mestre de torra, etc... O brasileiro pode por exemplo, chegar a um pequeno produtor e acompanhar todo o processo produtivo. Pode depois ir a uma torrefação e entender o processo e métodos de torra e por fim pode sentar-se numa boa cafeteria e degustar um ótimo café.

Mas vamos ao que interessa. Conhecer algumas das mais comuns bebidas extraídas do grão torrado do café. Num outro post eu coloco um pouco de história e verão inclusive que o café é bebido a séculos, mas nem sempre foi torrado...

 

Bem, vamos lá. Neste Post vou falar mais sobre o famoso ESPRESSO.

 

O ESPRESSO

Este método de extração do café espresso é o que melhor preserva as características da matéria-prima (o grão), pois possibilita dos óleos aromáticos e de outras substâncias.

A palavra "espresso" tem duas conotações em italiano. A primeira corresponde a algo rápido e preparado na hora. Já a segunda é relacionada a algo que é feito especialmente para alguém. Recentemente eu participei de uma formação de barista e posso tirar minha própria conclusão. Para mim o espresso é uma bebida que tem de ser extraída entre 20 e 30 segundos, tem entre 30 e 50ml, mas é preparada com cuidado e carinho e é unica para cada tiragem e cada pessoa.

O que para mim torna o espresso uma bebida tão especial, é o fato de os grãos serem moidos na hora, acondicionado num filtro, onde passa posteriormente água pressuriada. Deste processo tem-se uma bebida que preserva sempre o frescor e o aroma de um café rescem moido. 

A crema (não é legal, mas muita gente chama de espuma do espresso), pode indicar se um espresso é bom ou ruim, sem nem mesmo temos de prová-lo.

 

 

A CREMA

Esta camada de creme (ou as vezes chamada de espuma) que se forma após a extração do espresso, tem basicamente duas funções. Primeiro, preservar os aromas da bebida (Varia de acordo com o tipo de grão) e em segundo, manter a temperatura do café.

Visualmente, a crema de um espresso deve ter a cor "Avelâ", marro-escuro e com reflexos avermelhados. Deve também ser densa e lisa, de espessura entre 2 a 4mm. Deve ser também, duradora na xícara. Uma crema com estas especificações é o maior indicador de que o espresso foi bem tirado.

Pode haver alguns diferenças na crema de acordo com o tipo do grão, mas vou colocar estes detalhes em outro post , que podemos falar só sobre a crema.

 

A figura abaixo ilustra bem a diferença entre cremas e vou colocar o significado de cada tiragem. Da esquerda para a direita temos: 

  1. Espresso sub-extraído (Fraco e não se extrai todos os óleos e aromas do grão);

  2. Espresso perfeito (Crema uniforme, lisa, sob o padrão de coloração citado)

  3. Espresso super-extraído (Queimado e aqui também se perde os aromas, pois os óleos do grão foram queimados.

 

 

 

 

 Bem pessoal, espero que eu tenha agregado um pouco de conhecimento a vocês, compartilhando um pouco do que aprendi e venho aprendendo nesta deliciosa e encantadora arte de degustar e tirar, um bom café.

Deixem seus comentários, críticas e sugestões aqui no blog e eu ficarei muito grato.

 

Força, Fé e Foco

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POST

August 2, 2019

Please reload

  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2017 by Coffee Ip. 

  • English Version
  • Instagram do Coffee IP
  • Twitter Social Icon
  • Facebook do Coffee IP