Práticas Management 3.0: Kudo Box

A psicologia positiva é um movimento recente dentro da ciência psicológica que visa fazer com que os psicólogos contemporâneos adotem "uma visão mais aberta e apreciativa dos potenciais, das motivações e das capacidades humanas. Enfatizando mais a busca pela felicidade humana, que o estudo das doenças mentais. Mas o que isso tem haver com práticas de gestão 3.0 e mais especificamente com a ferramenta Kudo Box?

No meu ponto de vista, tem tudo haver. O guru da gestão 3.0 Jurgen Appelo, com certeza se baseou na psicologia positiva para criar diversas de suas ferramentas do movimento managment 3.0 e o Kudo Box faz parte desta gama de ferramentas e jogos.

 

A ideia do Kudo Box é disparar nas pessoas da equipe uma motivação intrínseca que é mais duradoura, sustentável e geralmente de baixo custo de aplicação.

 

Recompensar sua equipe baseando-se somente nos resultados não é sustentável para a sua empresa a longo prazo e tão pouco cria um sentimento de colaboração e gratidão dentro do grupo. Gestores frequentemente usam motivação extrínseca (dinheiro, prêmios mensuráveis,etc...) quando eles querem fazer com que as pessoas trabalhem mais, por mais tempo ou com mais efetividade. Isto é perigoso e geralmente acaba com a motivação intrínseca.

 

A Prática Management do Kudo Box está totalmente focada na motivação intrínseca trazida por todos os membros da equipe e não somente via bônus de cima para baixo. Um kudo é um símbolo ou gesto de agradecimento — algumas vezes chamado de Hero Awards, abraços, Rippas (é como a empresa Virgin os chama) — e esta é uma forma de escrever notas de agradecimento e/ou reconhecimento que assim podem ser coletadas em uma caixa (Kudo box) e lidas em voz alta em reunião de mensal ou quinzenal (Kudos podem também ser dados a colegas de equipe, pessoalmente ou colocados em paredes — a caixa de kudos é uma ideia decorativa, não uma restrição).

 

 

Na atual empresa em que trabalho como gestor, tenho aplicado esta prática de recompensa intrínseca utilizando o Kudo Box e tenho obtido ótimos resultados. Para motiva ainda mais a equipe eu geralmente coloco um pequeno brinde a disposição dos colegas que receberam mais Kudos. Criamos algumas regras para deixar a ferramenta bem democrática, como por exemplo, colocar o nome do remetente no Kudo Card. 

 

 

A ferramenta tem dado tão certo que a reunião em que abrimos o Kudo Box já se tornou uma evento esperado todos os meses. O mais gratificante é ler os cartões e ver o sentimento de gratidão que toma conta da sala. O nível de colaboração da equipe aumentou muito entre os integrantes após o uso desta prática. Recomendo pelo menos testar o uso de Kudo Cards em sua equipe.

 

Você pode imprimi-los ou usar o método online. Vou deixar 2(dois) links super úteis:

  1. https://management30.com/product/kudo-cards/

  2. http://kudobox.co/

 

 

 

(ref_1. https://youtu.be/0OotzTcZ2a4)

(ref_2 https://medium.com/zendesk-engineering/zenlove-experimenting-with-a-kudos-board-1c5bcfee76c1)

(ref_3 https://management30.com/pb/practice/kudo-box/)

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

RECENT POST

August 2, 2019

Please reload

  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2017 by Coffee Ip. 

  • English Version
  • Instagram do Coffee IP
  • Twitter Social Icon
  • Facebook do Coffee IP